Lembro-me, no principio do mês de Novembro de 2012, duma campanha da Polícia de Toronto de alertar e educar os pedestres a serem mais cautelosos quando atravessam as ruas desta cidade. É que já se registam umas quantas fatalidades entre as pessoas, neste caso peões, quando atravessam as ruas.
Ao que parece nem todos estes casos são da culpa dos motoristas pois há quem vá despreocupadamente com os auscultadores nos ouvidos a ouvir música, ou a falar ao telefone ou a mandar mensagens através desta nova tecnologia.
Desta forma alguns são apanhados pela falta de atenção aos sinais de transito atravessando no momento errado isto é quando o sinal está verde para a circulação dos carros. O resultado é por vezes o atropelamento do peão desatento indo para ao banco dos hospitais e alguns deles em grave estado de saúde e uns poucos a partirem deste mundo.
Foi uma acção da Polícia que merece ser louvada pois quantas vezes, às dezenas por semana, que observo os peões absolutamente desatentos no telefone ou nas mensagens e até no êxtase de musicas maravilhosas atravessar as ruas com o sinal de proibição para o peão.
O certo é que fico a pensar que muitos deles, os peões, são daltónicos (o chamado colour-blind em inglês) pois as cores dos semáforos não têm influência no atravessar ou não as vias da cidade algumas bem pesadas de tráfego de viaturas.
Lá vão eles, os peões, muito felizes, a sorrir com os olhos revirados para o céu, no bla-bla-bla, sem repararem que poderão causar um acidente onde a principal vitima serão eles.
Outros há que metem o pé no asfalto, ou passadeiras, sempre a olhar e a mexerem com os dedos no telefone a mandar, possivelmente, mensagens urgentes para casa, amigos namorado/as ou para o boss sendo bastante perigoso pois estão a candidatar-se à reserva dum quarto nas urgências (intensive care) dum hospital da vizinhança para não falarmos do tempo que irão despender no departamento de traumatologia, fisioterapia, etc. para recuperarem a saúde perdida por uma estúpida distração.
Penso que estas campanhas deviam estar em activo mais vezes, tal como outra boa campanha da polícia, na prevenção do alcoolismo na condução, num excelente trabalho que testemunhamos nestas épocas festivas onde alegremente "viramos" uns copitos a mais e conduzimos para depois irremediavelmente causamos um acidente e quiçá de funestas consequências.
Espero que estas campanhas direcionadas na prevenção de acidentes causados por peões, no que respeita à desatenção quando atravessam as ruas, tenham continuidade.
Voltar para Crónicas e Artigos |